Trânsito e transporte seguro de crianças
Por SBOP | Oct 2016

Trânsito e transporte seguro de crianças

A conscientização da sociedade sobre transporte seguro de crianças vem reduzindo os índices de mortes ou traumas no trânsito.

A campanha "Criança Protegida no Carro", realizada há alguns anos pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), reforça que, utilizando os equipamentos de segurança existentes hoje no mercado, como cadeirinhas, busters e cintos de segurança, as possibilidades de morte e lesões graves em crianças por consequência de acidentes no trânsito caem 70%.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), cerca de 2 mil crianças e adolescentes com idade até 17 anos morrem anualmente no Brasil em acidentes de carro e cerca de 37,8 mil sofrem lesões, que muitas vezes vão acompanhá-las o resto de suas vidas.

Nos casos de lesões, o custo médico, emocional, psicológico e social para os pacientes, suas famílias e toda a sociedade é extraordinário.

Criança, só no banco de trás e com cinto!

Para proteger seu filho no trânsito, os ortopedistas recomendam:

Até 1 ano de idade

Os bebês com até um ano de idade devem ser transportados em cadeirinhas de segurança, (tipo bebê conforto) sempre no banco de trás na posição de costas para dianteira do carro. A cadeira deve estar firmemente presa ao banco pelo cinto de segurança. É importante ler com atenção as instruções de instalação da cadeira. Para você ter certeza que seu filho está seguro, a cadeirinha não pode se mover mais do que 2 centímetros de uma lado para o outro. E para não machucar o bebê, entre as tiras da cadeirinha e o corpo da criança é preciso ficar um espaço de folga de um dedo.

De 1 a 4 anos de idade

As crianças com idades entre 1 e 4 anos também devem ser transportadas em cadeirinhas presas firmemente ao cinto de segurança do veículo. A melhor posição da cadeira é no centro do banco. Quando instaladas corretamente, as cadeiras diminuem o risco de morte e lesões graves em até 70%.

De 4 a 10 anos de idade

As crianças com mais de quatro anos precisam usar suportes especiais (buster). Eles ajudam a adequar o cinto ao tamanho da criança nesta fase em que são grandes demais para sentar na cadeirinha e pequenas para usar o cinto normal. O suporte de segurança permite que o cinto do veículo ajuste-se corretamente ao ombro e à cintura da criança.

Acima de 10 anos

As crianças que já passaram dos dez anos podem ser transportadas usando o cinto de segurança de três pontos. Mas para estar segura, a criança precisa ter o tamanho adequado, ou seja, a criança precisa sentar e dobrar seus joelhos na borda do assento, sem afastar as costas do encosto do banco.

IMPORTANTE: Ao adquirir um bebê-conforto, cadeira, ou buster, assegure-se que os acessórios têm a aprovação do INMETRO.

Não esqueça!

No carro:

  • NUNCA transporte crianças com menos de 10 anos no banco da frente;
  • NUNCA deixe seu filho sem o cinto de segurança;
  • NUNCA permita que seu filho fique em pé, entre os bancos;
  • NUNCA leve seu bebê no colo;
  • NUNCA coloque o cinto de 3 pontos por baixo do braço da criança nem por trás das costas;

Na rua:

  • NUNCA ande na rua: a calçada é mais segura e foi feita para os pedestres;
  • NUNCA atravesse um cruzamento fora da faixa de segurança;
  • NUNCA atravesse por trás de ônibus ou carros que escondam você;

Os pais devem dar o bom exemplo, usando sempre o cinto de segurança.

Criança que não é bem orientada sobre as graves consequências dos acidentes de trânsito pode não obedecer às normas de segurança.

Você sabe o que mais mata crianças no Brasil?

O trânsito! Os acidentes de trânsito são os principais responsáveis externos pela morte de crianças com idade entre 1 e 14 anos.

Quando não matam, muitas vezes deixam sequelas que acompanham as pessoas pelo resto de suas vidas.

No Brasil, milhares de crianças são feridas ou morrem em acidentes de trânsito todos os anos. A maioria dos acidentes ocorre em trajetos curtos, como no caminho de casa para a escola.

A obediência às normas de transporte de crianças, a prudência e a atenção aos sinais de trânsito podem evitar muita dor para você e seu filho!

Título de especialista em Ortopedia Pediátrica?
Por SBOP | Oct 2016

Título de especialista em Ortopedia Pediátrica?

Saiba Mais
I Simpósio de Ortopedia Pediátrica do Hosp. Moinhos de Vento
Por SBOP | Oct 2016

I Simpósio de Ortopedia Pediátrica do Hosp. Moinhos de Vento

Saiba Mais
Fique por dentro da agenda de eventos da SBOP
Por SBOP | Oct 2016

Fique por dentro da agenda de eventos da SBOP

Saiba Mais